quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Julie & Julia, EUA, 2009, 123 minutos


Direção: Nora Ephron
Roteiro: Nora Ephron (baseado nos livros: “Julie & Julia” e “Mastering the Art of French Cooking”
Elenco: Meryl Streep , Amy Adams, Stanley Tucci,Mary Lynn Rajskub, Chris Messina

A história real de Julie Powell, que decide cozinhar diariamente as receitas do livro "Mastering the Art of French Cooking", da renomada Julia Child. Paralelamente é apresentada a história da autora do livro...

A cineasta das premiadas comedias românticas (sintonia de amor e mensagem para você) inova ao mesclar a adaptação de dois livros em um único filme. Narrando as histórias de forma paralelas e mesclando o passado com o “presente”.

No passado temos a adaptação do livro autobiográfico “My Life in France”, onde Julia Child conta sua vida na frança, como aprendeu a cozinha e o sexismo que teve que enfrentar, pois a cozinha profissional francesa era coisa de coisa de “macho”. Retrata também as dificuldades encontradas para escrever seu famoso livro: “Mastering the Art of French Cooking”. A representação de Merly Streep, neste seguimento, beira a perfeição dando vida a Julia Child, e já vale o ingresso (ou locação) do filme.

No “presente” temos a dificuldades de Julie que trabalha de dia e a noite se dedica ao seu ousado projeto de preparar as 524 receitas do livro “Mastering the Art of French Cooking” em sua minúscula cozinha e no curto prazo de um ano. Todas suas experiências eram postadas em um blog que logo começou a fazer muito sucesso, sendo transformado no segundo livro que serve de base para o roteiro e nomeia o filme: “Julie & Julia”. Amy Adams tem seu potencial limitado pela personagem que não abre muito espaço para seu talento. Este seguimento matem seqüências divertidas, porem inferiores as apresentada no “passado” do filme.

Boas atuações, ótima direção, roteiro bem amarrado e uma divertida estrutura narrativa conseguem a façanha de transformar um filme “tipicamente feminino” em um produto que também agradar o público masculino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário