quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Esperança e glória (Hope and Glory), Inglaterra, 1987, 113 minutos


Direção:John Boorman
Roteiro: John Boorman
Elenco Sebastian Rice-Edwards, Geraldine Muir, Sarah Miles,David Hayman,Sammi Davis

Bill Rohan é um garoto de nove anos, morador do subúrbio londrino que tem sua vida radicalmente alterada pela entrada da Inglaterra na Segunda Guerra Mundial. No começo tudo é motivo para brincadeira e diversão, apesar dos temores de sua família, mas logo os horrores da guerra também afetaram a sua vida ...

Esperança e Glória pode ser considerado uma autobiográfica, pelo fato de John Boorman basear seu roteiro em suas experiências vividas. Como o protagonista Bill ele nasceu e cresceu em um subúrbio londrino durante a Segunda Guerra Mundial.

A guerra é apresentada pelos olhos de uma criança que gradativamente vai perdendo sua inocência no decorrer dos eventos da guerra. O que parecei ser motivo de alegria, da quebra da monotonia: fogos aéreos, encontro de estilhaços, fuçar nos destroços, vai perdendo espaço para as perdas das guerras: medo da perda, perdas matérias, racionamento de comida.

O filme não se limita a história de Bill, usando as mulheres da família para aborda de forma mais sutil a situação das mulheres durante a guerra. Ressaltando a repreensão dos sentimentos vitimados pela limitada independência que eram subjugadas e as mudanças decorrentes da guerra ao assumirem responsabilidades e posições sociais que lhes eram negadas.
.
Os cenários da guerra, dada as limitações da década de 80, estão bem construídas e verossímeis. Os eventos históricos estão coerente com os acontecimentos da época. Incluindo o uso e balões como defesa aérea. Somados a um bom roteiro e atuações fazem do filme um ótimo drama de Guerra, que merecidamente foi indicado a cinco Oscar, incluindo melhor diretor e filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário