sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

O Solista (The Soloist), EUA, 2009, 109 Minutos


Direção: Russ Krasnoff
Roteiro: Susannah Grant (baseado no livro e artigos de Steve Lopez)
Elenco: Jamie Foxx, Robert Downey Jr., Catherine Keener

O colunista Steve Lopez do Los Angeles Time encontra na rua um mendigo com problemas mentais com uma impressionante capacidade musical. Se interessa em publicar a sua história e resolve ajudar o sem teto....

O filme é baseado na história de real de Nathaniel Ayers, um prodígio musical Nathaniel Ayers que deixou a famosa escola de música Juilliard no segundo ano devido um agravamento de sua esquizofrenia. O diretor constrói a historia dos dois protagonistas como homens solitários e obcecados (um pelo trabalho e o outro patologicamente pela música) e na amizade que nasce entre os dois. O filme também faz um raro retrato do problema dos sem teto norte americanos. Mostrando impressionantes cenas com centenas de sem teto morando nas ruas de Los Angeles.

Não foi um dos melhores filmes de 2009, mas merece ser visto, especialmente se gostar de dramas biográficos. Vale também pelas atuações de seu protagonistas, Robert Jr. Levando bem o seu papel e a impressionante atuação de Jamie Foxx que da vida ao seu complexo personagem.

Um comentário:

  1. Eu amei O Solista por 2 grandes motivos. 1o amo o Jamie Fox, 2o adorei a forma, que o jornalista encarou a esquizo do Nathaniel. Mtas pessoas accreditam que levando o doente para as clínicas, medicando ele, etc e tal, fará com que a vida dele melhore. O correto é apenas usar essas intervençoes em casos de ameaça e se o paciente nao conseguir ter uma vida funcional. O respeito pelo ser humano, mais do que pela doença, fez o filme se tornar sensível pra mim.

    ResponderExcluir