sábado, 30 de janeiro de 2010

E a Festa Acabou ... ( More American Graffiti), EUA, 1979, 111 minutos.



Diretor: Bill L. Norton

Elenco: Ron Howard, Paul Le Matt, Charles Martins Smith, Cindy Williams, Candy Clark, Harrison Ford, Mackenzie Phillips, Bo Hopkins, Anna Bjorn, Richard Bradford, James Houghton, Mary Kay Place, Wolfman Jack


Durante a década de 60, o destino de um grupo de amigos de adolescência é demonstrado em quatro histórias separadas e ambientadas entre 1964 a 1968. Teriam os anos dourados realmente acabado ?

A seqüência de “Loucuras de Verão” abandona o rito de passagem para demonstrar a vida adulta de seus personagens. A troca da direção de Lucas por Bill L. Norton, resultou numa perda de qualidade. As diferentes sequencias do filme tiveram uma edição diferenciada que facilita perceber a mudança de ano. Destacando a história de 1966, que faz uma homenagem ao filme “Woodstook” utilizando varias cenas simultaneamente na tela. Na seqüência do Vietnã, temos uma imagem menor, simulando uma câmera “super 16 mm” tentando dar um “tom” de documentário. Os principais personagens do primeiro estão de volta, infelizmente alguns com participações extremante curtas.

A ambientação da década de 60 esta interessante, sem fazer uma recriação de época tão perfeita quanto do primeiro filme, apresentando um “retrato” dos principais acontecimentos do periodo : O florescer da contra-cultura, o consumo de drogas, a guerra do Vietnã, as manifestações estudantis e o começo do movimento pelos direitos da mulher moderna. O movimento negro esta ausente, elemento que dificilmente apareceria em uma produção comercial da década de 70, dado o grande preconceito ainda existente. Entretanto os excessos da violência da repressão policial são denunciados.

Um filme indicado apenas para quem gostou do primeiro (este “obrigatório” a todos) e deseja conhecer melhor o destino das personagens.



Nenhum comentário:

Postar um comentário