quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

500 Dias com Ela ((500) Days of Summer), EUA, 2009, 96 minutos



Direção: Marc Webb
Roteiro: Michael H. Welber e Scott Neustadter
Atores: Joseph Gordon-Levitt , Zooey Deschanel , Geoffrey Arend , Chloe Moretz , Matthew Gray Gubler

Tom Hansen conhece a nova assistente, Summer Finn, que o impressiona com sua beleza, o que faz com que a conheça e comecem uma relação de exatos 500 dias...

É fato as comedias românticas seguem uma “receita de bolo”, sendo raros os cineastas que ousam alterá-la com medo de exagerarem no sal ou no açúcar. O diretor estreante Marc Webb (que vai dirigir o “reboot” do homem aranha) acerta exatamente em alterar alguns destes ingredientes ao fazer um bolo inovador e extremamente saboroso.

Metáforas de lado, Webb ousadamente quebra a seqüência inicio–meio-fim, contando uma história em fragmentos, que vai se completando nas lembranças dos 500 dias do relacionamento de Tom (Joseph Gordon-Levitt ). Hora em fragmentos que destacam os bons momentos do casal, hora os ruins. Na ide e vinda dos dias: cria cenas memoráveis e algumas inovadoras como a fantástica seqüência que divide a tela ao meio, mostrando de uma lado a expectativa de Tom e de outro o que acontece de fato.

O roteiro de Michael H. Welber e Scott Neustadter é genial (dupla que conseguiu fazer a nova franquia Pantera cor-de-rosa “assistivel”),criando uma história realista com ótimos diálogos e que é sustentada os pequenos detalhes que permite compreendermos o destino o casal.

O casal protagonista é composto por dois artistas emergentes e altamente talentosos que freqüentam mais as produções “indies” que os grandes “blockbusters”. Joseph Gordon-Levitt como o herói romântico, o “herói” inconformado com a perda da amada que busca entender os acontecimentos para finalmente conseguir resgatar o coração da amada. E a Zooey Deschanel, a “amada”, cada vez mais provando o seu talento, representando a mulher que não acredita no amor e conseqüentemente no casamento (características geralmente masculinas neste gênero de filme). Destaca-se ainda Chloe Moretz a terapeuta mirim (que vai quebrar tudo em kick-ass) e Matthew Gray Gubler (de Criminal Minds).

Imperdível, pra quem gosta ou não de comedias românticas. Inteligente, inovador e divertido, que é sem duvida a melhor comedia de 2009. Mais não esperem um filme com final feliz, tipo viveram felizes para sempre, como já avisa o começo do filme.



Nenhum comentário:

Postar um comentário