segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Bons Costumes (Easy Virtues), Inglaterra, 2008, 110 minutos.


Direção: Stephan Elliott
Roteiro: Stephan Elliott, Sheridan Jobbins
Elenco: Jessica Biel, Ben Barnes, Kristin Scott Thomas, Colin Firth, Kimberley Nixon, Katherine Parkinson, Kris Marshall, Christian Brassington.

John Whittaker (Ben Barnes) é um jovem aristocrata inglês casa com a bela e “moderna” americana Larita Huntington (Jessica Biel), durante uma viagem a França e casa por impulso. Ao levá-la para conhecer sua família, começa uma série de confrontos com a família que se recusa a aceitar a entrada de uma americana para a família...


“Bons costumes” foi uma comédia de costumes escrita para o teatro por Noel Coward em 1926 , sendo adaptada para o cinema em 1928 pelo então jovem Alfred Hitchock. Uma crítica aos costumes aristocrático inglêses, apegado as antigoa tradições, diante da moderna e corajosa, norte americana, em busca de novidades e de desafiar os limites.

O Remake além das criíicas dos costumes ingleses e americanos, reflete em seus personagens a situação de seus países naquele momento histórico. A Inglaterra apegada as antigas tradições e em dificuldades econômicas resultantes da Primeira Guerra Mundial. E os EUA, vivia um período extremante promissor, revolucionam suas industrias com o “Fordismo” e rápido expansionismo econômico de seus mercados, alavancado pela perda industrial européia resultante da Guerra.

O diretor Stephan Elliott, foi extremamente feliz em transformar a comédia de costumes em um filme de época, mantendo as características da obra original. A peça foi adaptada ao cinema com diversas cenas extras que não existia na peça e uma mudança na parte final (que ficou mis interessante). Mas a essência continua inalterada.

Obras teatrais exigem um ótimo elenco, uma vez que são as personagens que devem segurar a trama e neste quesito o diretor acertou em cheio. Mesmo Jessica Biel, que costuma receber critica negativas, faz uma atuação muito acima da sua média. A fotografia de época também esta interessante com destaque as belas paisagens o interior da Inglaterra. A trilha sonora “de época” foi criada especialmente para o filme.

O trailer transmite uma idéia equivocada do filme, o “vendendo” como uma típica comédia hollwoodiana. É uma comedia, mas o humor esta mais presente nas ironias dos diálogos, do que nas cenas feitas para serem engraçadas. O filme altera bem o humor com o drama, que predomina durante boa parte do filme e consegue ser ainda melhor que a comédia. Uma produção que vale a pena ser apreciada se gosta de cinema de época e comedias de costume.

Se você viu o trailer e acho que seria um filme “bobinho” vai se surpreender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário