sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Discussão : Por que o Sherlock está tão “diferente” neste filme ?

Tem muita gente falando que o personagem foi descaracterizado na nova versão.O que não deixa de ser verdade, porem as mudanças ocorrem mais ao se livrar dos estereótipos gerados por mais de 200 adaptações do que suas características originais. Vejam quais eram as características do Sherlock dos livros de Arthur Conan Doyle e se encontram ou não no filme:

Arrogante – Ok
Capacidade superdotada em dedução – Ok
Entrava em depresão – Ok
Evita sentimento – Ok
Lutava Boxe – Ok
Domina diversas áreas de conhecimentos - Ok,ok,ok
Violinista – Ok
Só demonstrou interesse por uma mulher – ok (é a mesma do filme)
Vivia Com Watson – ok
Deixava a policia desnorteada com suas deduções – Ok
Mestre do Disfarce Ok

O que não aparece:
Esgrima – não aparece, apear que usa suas técnicas com bastões.
Viciado em Cocaína como estimulante- não aparece no filme.
Cadê o cachimbo curvo- Este modelo não aparece nos livros, mas ele fuma cachimbo.
Cadê a frase -"Elementar meu caro Watson" – Não aparece nos livros, surgiu no teatro.
Capa e o chape estranho ?? Não esta no original e nem são roupas do período histórico.

Realmente temos um Sherlock diferente do que acostumamos a ver, mas que não contraria as obras originais das quais faltou apenas o vicio em cocaína (hoje inaceitável em uma obra cinematográfica comercial).

Neste novo filme ele faz uso de todas as habilidades descritas nem seus livros originais e que eram mais citadas do que utilizadas nos livros de seu criador. A grande mudança em seu comportamento é o linguajar mais atual (todo filme usa o linguajar da época, ou fica muito chato) e uma ironia aguçada que em alguns momentos me lembra o comportamento do “Dr. House” (que também foi inspirado no Sherlock).

Sentimos falta apenas dos elementos incorporados ao personagem, acrescentados a cada nova verãos da personagem que contribui para a criação da mitologia do herói e reproduzida nos trabalhos subseqüentes, como por exemplo a frase “elementar meu cara Watson” que se tornou o seu bordão e que nunca foi usado no livro. O Sherlock da versão de 2009 é portanto mais fiel ao original que suas ultimas versões cinematográficas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário