sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Amor Sem Escalas (Up in the Air), EUA, 2009, 109 minutos

Diretor: Jason Reitman
Roteirista: Jason Reitman, Sheldon Turner, Walter Kirn
Elenco: George Clooney, Vera Farmiga, Anna Kendrick, Melanine Lynskey

Ryan Bingham (George Clooney) tem por função demitir pessoas e prega o desapego como caminho da felicidade. Ryan adora seu trabalho e colecionam com prazer milhas aéreas e não deseja trocar sua vida por nada, pelo menos até duas mulheres entrarem em sua vida e por sua estabilidade em cheque ...

Jason Reitman conseguiu acertar pela terceira vez consecutiva (“Obrigado” Por fumar e “Juno”) e realiza um filme é desapegado de clichês, roteiro inovador, ótimos diálogos e recheados de sacarmos e ironias (um drama que desperta mais risos que muitas comedias). O cuidado do diretor chega ao ponto da fotografia refletir o estado mental do protagonista, tudo bonito, limpo e arrumado quando Ryan Bingham está bem e desalinhado quando ele fica confuso quanto ao rumo de sua vida.

O elenco é fabuloso: George Clooney está perfeito, fazendo um personagem extremamente humano. A praticamente estreante Anna Kendrick segura muito bem sua personagem (tem talento a moça). Completando o triangulo (não amoroso) temos Vera Farmiga, maravilhosa no papel da “independente” mulher moderna.

O filme sustenta um debate sobre o impacto das novas tecnologias em nossas vidas. O quanto queremos usar seus benefícios e praticidade em contrapartida do quanto ficamos ofendidos quando ela é usada “contra” nós. Sem uma bandeira moral explicita, o filme carrega nas entrelinhas a defesa que homem ainda é um animal social e que a felicidade real exige companhia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário