quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Loucuras de Verão (American Graffiti), EUA, 1973 , 110 minutos



Direção: George Lucas
Roteiro:George Lucas, Gloria Katz e Willard Huyck
Elenco: Richard Dreyfuss (Curt Henderson), Ron Howard (Steve Bolander),Paul Le Mat (John Milner), Charles Martin Smith (Terry Fields),Cindy Williams (Laurie Henderson), Candy Clark (Debbie Dunham), Mackenzie Phillips (Carol).

“Dois amigos , na pequena cidade de Modesto (Califórnia), passam a ultima noite de verão antes de partirem para a universidade, quando deverão decidir o que fazer de suas vidas. Em uma típica noite dos anos 60, recheadas de diversões e confusões....”

Em 1973 George Lucas, com produção Francis Ford Coppola, dirigiu American Grafitt em apenas 29 dias, gastou menos de um milhão de dólares e conseguiu criar um sucesso de bilhetereria e critica, que rendeu diversos prêmios, incluindo cinco indicações ao Oscar e a possibilidade de dirigir seu audacioso projeto “Star Wars”.

Um retrato da inocência dos anos 80, em um filme que retrata o “rito de passagem” de quatro jovens amigos para a vida adulta, mostrando os acontecimentos do dia que antecede a ida à faculdade. Brilhante direção de Lucas que altera diversas histórias interligadas sem perder o rítimo. Seus personagens são extremamente vivos e interessantes, vivenciados por um bom elenco, onde se destaca a participação do jovem Harrison Ford, quase irreconhecível, em um pequeno papel mas que abriria caminho para participar de sucessos das outras obras de Lucas (Star Wars e Indiana Jones).

Um filme imperdível, atemporal cuja essência foi diversas vezes copiada mas nunca igualada. Uma obra prima do cinema adolescente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário