quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Incendiário (Incendiary), Inglaterra, 2008, 100 minutos




Direção: Sharon Maguire
Roteiro: Sharon Maguire, baseado no livro de Chis Cleave
Elenco: Michelle Williams, Ewan McGregor, Matthew Macfadyen, Sidney Johnston.

Uma mãe extremamente apegada ao seu filho, passa a ter um caso extra conjugal quando sua vida é desmantelada por um atentado a bomba....

O filme tem como pano de fundo um fictício atentado terrorista a Londres, deixando mais de 1000 mortos em um jogo de futebol. Neste quesito o filme vai além da propaganda anti-terrorista, mostrando o sofrimento que abrange todas as famílias: seja das vitimas, quanto dos terroristas. Ressaltara parcela de culpa dos governos ocidentais e os riscos da paranóia gerada no pós atentado. Criando um grande risco de ferir inocentes, como no caso que vitimou o brasileiro Jean Charles.

O tema principal do filme é o sofrimento de uma mãe ao perder o seu filho. O filme retrata o processo pós traumático. Neste ponto o filme merece uma atenção especial, não devendo ser visto de forma literal. Os delírios da protagonista são mostrados dentro da história sem distinção do real e do imaginário, criando nos expectadores uma visão tão confusa quando o estado mental da protagonista, que caminha para um processo de perda da sanidade. E sua história acaba misturando-se com a da própria cidade, que precisa aprender a conviver com caos do atentando para poder se reerguer.
.
O filme tem como coadjuvante o ótimo “Ewan McGregor” e é protagonizado pela bela Michelle Williams que esta magnífica em sua complexa personagem. O filme apresenta algumas cenas exageradas e cansativas, que as não chegam a estragar o filme. Indicado a quem gosta de filmes realmente dramáticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário