domingo, 3 de janeiro de 2010

Entenda melhor o filme – A Cidade de Shanghai, na década de 30.

.
Com o fim da Guerra do Ópio (Tratado de Nanquim, 1842), a cidade foi aberta ao comercio com o ocidente, monopolizando metade das exportações chinesas. A cidade era dividida em bairros chineses e europeus, com status de extraterritorialidade e regime jurídico próprio e controle dos portos pelos ocidentais.

Shanghai, se tornou uma cidade cosmopolita, com migrantes e negociantes oriundos do mundo inteiro. Marcada também por uma neutralidade perante os confrontos que ocorreram na região. Problemas começaram a surgir apenas em 1925 com o surgimento de graves casos de xenofobia, que levou as potências ocidentais a mandarem forças expedicionárias para a cidade.

Na década de 1930, período que se passa o filme “A Condessa Branca” a cidade era o maior Porto marítimos asiático, com grandes edifícios e bancos, localizados nas margens do rio Huangpu, misturando arquitetura chinesa e européia.

Em 1937 o exercito japonês bombardeou a cidade e suas tropas a invadiram, levando os estrangeiros a abandonar a cidade. A cidade somente foi reocupada em 1945 por tropas norte americana depois da assinatura de rendição do Japão. Após a guerra a cidade mudou, com a maioria dos habitantes oriundos da china, uma vez que a maioria dos estrangeiros se mudaram para Hong Kong, onde continuaram suas vidas e negócios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário