segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Vidas Sem Rumo (The Outsiders), EUA,1983, 91 minutos.


Direção: Francis Ford Coppola
Roteiro:Kathleen Rowell (baseado em livro de S.E. Hinton)
Atores: Matt Dillon, Ralph Macchio, Patrick Swayze, Rob Lowe, Emilio Estevez, C. Thomas Howell e Tom Cruise.

“No subúrbio da pequena cidade de Tulsa, Oklahoma, Ponyboy Curtis (C. Thomas Howell) é o caçula de uma turma, formada ainda por Darrel Curtis (Patrick Swayze) e Sodapop Curtis (Rob Lowe). Os três órfãos tentam sobreviver onde tudo se restringe a "mexicanos pobres" e "ricaços". A trinca descende de mexicanos, amarga empregos em postos de gasolina e sofre com a perseguição da polícia. Também fazem parte da gangue Dallas Winston (Matt Dillon) e Johnny Cade (Ralph Macchio), ainda um projeto de marginal. Eles tentam vencer e amadurecer enfrentando os ricos, mas nem tudo acontece como eles planejam. Os acontecimentos são vistos pela ótica Ponyboy, que gosta de poesia e "...E o Vento Levou".”

Vidas sem rumo é um clássico do cinema adolescente, onde Francis Ford Coppola faz sua homenagem a geração dos anos 60 ao retratar a “Juventude Transviada” na adaptação do best-seller adolescente "The Outsiders" de Susan Eloise Hinton publicada em 1967.
O filme fez sucesso no começo da década de 80 e serviu como vitrine para diversos astros em começo de carreira e que fariam grande sucessos na “década perdida” : Matt Dillon, Ralph Macchio, Patrick Swayze, Rob Lowe, Emilio Estevez, C. Thomas Howell e Tom Cruise que faz grande sucesso até hoje.

A trama gira em torno de uma juventude desmotivada, “sem causa” que na falta de objetivos traçados e uma identidade própria, acaba se envolvendo em gangues na busca por uma identidade coletiva. As gangues da pequena cidade de Oklahoma (em 1965). são dividas entre os mais pobres, os “Greasers”, alguns descendentes de mexicanos e os “Socs” (pronúncia "so-shez" em ingles, uma abreviação para “social”),marcado pelos moradores das áreas mais ricas.

È um bom filme, dirigido por um dos melhores diretores de Hollywood de todos os tempos, a história é baseada em um Best Seller e conta com um elenco estrelas consagradas. Apesar de todos os méritos é um filme que dificilmente agrada o público do cinema atual. É um filme datado, com ritmo lento e excesso da dramaticidade. Indicado apenas para quem gosta de filmes antigos ou tem curiosidade de ver os astros no inicio de carreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário