domingo, 14 de fevereiro de 2010

Percy Jackson e o Ladrão de Raios (Percy Jackson & the Olympians: The Lightning Thief), EUA/Canadá, 2010, 119 minutos.



Direção: Chris Columbus
Roteiro: Craig Titley (baseado em livro de Rick Riordan)
Atores: Logan Lerman , Sean Bean , Uma Thurman , Pierce Brosnan , Kevin McKidd

“Um adolescente descobre ser um semideus, um ser metade humano e metade deus. Acusado de ter roubado o raio de Zeus, ele precisa provar sua inocência...”

O roteiro e o livro homônimo que o inspirou (escrito por Rick Riordan), são relativamente fieis as ligações dos Deuses. A idéia de contemporizar a mitologia romana é interessante e vem sendo explorada pelos quadrinhos a um bom tempo e com sucesso. O problema, portanto, é como as idéias foram aplicada no filme.

As atuais versões dos deuses se assemelham ao atual comportamento de muitos país, que são omissos a educação de seus filhos. Que também compartilham da necessidade de aprenderem a lidar com a sua grande autonomia. Se na mitologia clássica os semideuses lutavam contra os país, no filme eles lutam pela sua atenção.

Os heróis no livro tem cerca de 12 anos, no filme eles envelheceram. Provavelmente buscando uma maior identificação com os adolescentes que são os grandes consumidores do cinema. Só faltou deixar a história e os diálogos também mais próximos deste público. Criss Columbos fez ótimos filmes na década de 80, mas parece que não conseguir se adaptar ao público e a linguagem do cinema moderno.

Somam aos problemas do filme, um enredo extremamente infantil, efeitos especiais fracos para os padrões atuais e os atores jovens ainda não aprenderam a aturar de forma convincente. Apesar de todos os problemas, não é um filme para fugir do cinema, ainda diverte e arranca algumas risadas (na versão dublada destaque a uma piada adaptada a nossa realidade que foi muito bem sacada). E quem assistiu o clássico mitológico “Fúria de Titãs” certamente ira achar algumas passagens demasiadamente semelhantes.

Um filme para assistir sem expectativa, quem for ver esperando um novo “Harry Potter” vai passar raiva. Quem, como eu, for assistir esperando mais um filme infantil com criaturas míticas, certamente ira se divertir. É um daqueles filmes que fazem sucesso na “Sessão da Tarde.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário