quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

O Lobisomem (The Wolf Man) EUA, 1941,120 minutos

Direção: George Waggner
Roteiro: Curt Siodmak
Elenco: Lon Chaney Jr,Claude Rains, Warren William, Ralph Bellamy, Patric Knowles, Bela Lugosi

“Larry Talbot, que retorna ao castelo de seu pai no País de Gales e conhece uma linda mulher. Uma fatídica noite, Talbot acompanha-a a um acampamento cigano onde o destino de Jenny é revelado por uma misteriosa cigana vidente.”

Apesar de não ter sido o primeiro filme de Lobisomem da Universal, precedido por “Werewolf in London”,é o filme que ditou os rumos dos filmes que abordam o monstro, popularizando os feitos da maldição e suas fraquezas. É interessante notar a ausência da lua cheia como fator provocador da transformação (elemento que foi agregado à lenda em futuras produções).

É difícil analisar um filme antigo pelos olhos de hoje, são década de inovações, releituras e aperfeiçoamento. É “inocente”, a história é extremamente simplória , os efeitos especiais e as cenas de terror hoje arrancam risos. Em especial a cena do lobisomem ferido com uma armadilha. Na época a história foi outra, aterrorizou as prateias e deixou muita gente sem dormir.

É um dos clássicos de terror da Universal e deve ser respeitado como tal. Deve ser apreciado como um filme de praticamente 70 anos atrás e que dada a facilidade de encontrar o DVD, é uma excelente oportunidade para conhecer os primórdios dos filmes de terror e conseqüentemente a “origem” dos filmes de lobisomem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário