segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

O Clube do Imperador (The Emperor’s Club) EUA, 2002 , 109 minutos



Direção de Michael Hoffman
Roteiro de Ethan Canin e Neil Tolkin
Elenco: Kevin Kline, Emily Hirsch, Embeth Davidtz, Rob Morrow, Edward Herrmann, Harris Yulin, Paul Dano, Rishi Mehta, Jesse Eisenberg, Gabriel Millma

William Hundert (Kevin Kline) é um conceituado professor de história grego romana em um tradicional e conceituado colégio interno norte americano que forma a elite dominante do país. Aclamado pela direção e por seus alunos como o melhor professor da escola, até que a chegada de um aluno prepotente e arrogante Sedgewick Bell (Emile Hirsch), filho de um importante senador norte americano.

O professor sente desafiado pelo novo aluno e tenta mudar suas atitudes, desafiado seu ego a participar do desafio “Clube do imperador”. Acreditando que sua participação no clube poderia moldar o seu caráter, e para realizar seu plano acaba sendo obrigado a colocar suas próprias virtudes em sua empreitada.

O filme foge os clichês do gênero e realiza um belo questionamento sobre o papel da escola e do educador. Se ele deve ou não, ir além do ponto de vista da formação acadêmica, em busca de uma formação plena do aluno como um cidadão completo e ético. Também abre um rico espaço para discussões filosóficas, em especial sobre a ética.

Ethan Canin transformou um de seus curtos contos "The Palace Thief”,em um roteiro extremamente bem elaborado. A direção mantém um bom ritmo ao filme e as atuações dos jovens atores são convincentes. Kevin Kline está ótimo como o dedicado professor. O filme conta com a participação de Jesse Eisenberg que vem se destacando no cinema independente e voltado ao público adolescente.

O filme infelizmente não teve grande divulgação no Brasil sendo lançado diretamente em DVD. A complexidade de seu roteiro e os possíveis debates que ele pode proporcional o transforma em um filme que vale a pena ser assistido. Especialmente se tenha interesse em assuntos relacionados a educação ou debates filosóficos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário