sábado, 20 de fevereiro de 2010

Um Lobisomem Americano em Londres (An American Werewolf in London), EUA/ Inglaterra, 1981, 97 minutos


Diretor: John Landis
Roteirista: John Landis
Elenco: David Naughton, Jenny Agutter, Griffin Dunne, John Woodvine, Lila Kaye, Joe Belcher

“Dois jovens turistas americanos, David Kessler (David Naughton) e Jack (Griffin Dunne) partem numa excursão de três meses pela Europa. Ao passearem por uma solitária zona rural de Inglaterra, cruzam-se com alguns habitantes locais que lhes dão alguns conselhos arrepiantes: "Mantenham-se na estrada e afastem-se das charnecas" e "Cuidado com a lua". Os jovens embrenham-se na escuridão e ouvem um uivo aterrador proveniente da charneca, sem se darem conta de que estão a ser seguidos por uma fera mítica, ávida de sangue...”

Apontado por grande parte os fãs de terror como o melhor o filme de Lobisomem já produzido. O filme teve ser roteiro esboçado pelo roteirista/diretor John Landis quando tinha apenas 11 anos. E surpreende pela qualidade impecável de sua maquiagem em uma época que não existia Computação Gráfica (Que lhe rendeu o Oscar de efeitos especiais).

Usando a linguagem cinematográfica atual o filme da um “reboot” nas histórias de terror com Lobisomens (Juntamente com “Grito de Horror”), trazendo monstro para uma grande cidade (Além de citar o primeiro longa metragem, de 1935, de Lobisomens que também se passava em Londres. O mito do monstro também foi alterado em transformar o Lobisomem em um lobo gigantesco e retira a necessidade de prata para matá-lo.

Também foi incorporado fantasmas a maldição, que assombram o protagonista de forma aterrorizante e cômica, tentando o convencer o protagonista a se suicidar. O filme não conta com cenas detalhadas da mortes provocadas pelo monstro, deixando elas no suspense e mostra as conseqüências de seus atos. Já a transformação é explicita e impressiona até hoje.

Os atores do filme não fizeram um grande sucesso no cinema, mas mantém razoáveis atuações e mantêm o bom humor da história. Humor que é misturado na medida certa com o terror pela direção do filme. As cenas de seus sonhos são interessantes e hilárias e homenageiam o estilo de antigos filmes de terror, com destaque ao totalmente “B movie”, envolvendo “Lobisomens Nazistas” matando uma típica família americana.

A trilha sonora é divertida envolvendo principalmente musicas que falam da lua como “Blue Moon” no começo , "Moondance" de Van Morrison's na cena de amor e “Bad Moon Rising” do Creedence Clearwater Revival na primeira transformação.

É um clássico que resiste a passagem do tempo e é obrigatório a todos os fãs de terror e filmes de Lobisomem. Existem rumores e um possível Remake, que dada a qualidade do original podia ser perfeitamente dispensado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário