terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

A Lula e a Baleia (The Squid and the Whale), EUA,2005, 81 minutos

Direção: Noah Baumbach
Roteirista: Noah Baumbach
Atores: Jeff Daniels , Laura Linney , Jesse Eisenberg , Owen Kline , Halley Feiffer

“Brooklyn, 1986. Bernard Berkman (Jeff Daniels) já foi um romancista de grande sucesso, sendo que sua esposa Joan (Laura Linney) começa a despontar na área. Tanto Bernard quanto Joan já desistiram de seu casamento, com ambos deixando seus filhos, Walt (Jesse Eisenberg) e Frank (Owen Kline), à própria sorte. Para Walt esta situação serve como aprendizado e amadurecimento, mas para Frank trata-se de uma transição complicada pela qual será obrigado a passar.”

Noah Baumbach dirige e roteiriza um filme semi-autobiográfica, o que rexulta em uma história extremamente realista, que recupera seus próprios problemas familiares, apresentados em uma família fictícia na década de 80. Além dos problemas de separação dos país e da adoção do sistema de custodia compartilhadam a trama ainda aborda o complexo de Édipo do filho mais velho Walt e o desenvolvimento de uma tara sexual no filho mais novo.

Apresentado um roteiro coeso, humor corrosivo, ótimas atuações e uma direção memorável. Não há duvidas quanto as qualidades artísticas e sim a abrangência de seu publico consumidor. O filme desapega demais do naturalismo norte americano, se aproximando muito do cinema “de arte” europeu.

É um produto voltado a um nicho muito especifico de consumidores e que dificilmente agradara quem gosta do tradicional cinema americano. Se você não curte filmes “cabeça” é melhor ficar longe deste filme. Mesmo se goste o excesso de realidade ainda pode incomodar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário