sábado, 27 de fevereiro de 2010

As diferentes “espécies” de Lobisomem que aparecem no cinema.


O cinema apresenta uma grande variedade de formas e poderes aos Lobisomens. Variação que começou a partir de 1981, antes o mito era sempre retratado de forma semelhante ao clássico de 1941. Hoje há três modelos de Lobisomens que costumam aparecer nos filmes, sendo eles:

Os Homens Lobos (Wolf Man)

“Homem com algumas características lupinas”

Os “Homem lobos” são os lobisomens derivados do clássico de 1941, que apresentam forma humanóide, com algumas características lupinas, como: olhos animalescos, dentes e garras afiados, excesso de pelos, aumento na constituição física e no formato do maxilar. Se transformam durante a lua cheia ou na presença de algumas plantas como Aconitum e Wolfsbane. Quando voltam a forma humana, acordam nu e sem consciência dos atos que cometeram durante sua transformação.

Entre seus poderes, destacam: Poderes regenerativos de cura, aumento na força e sentidos aguçados que são parcialmente mantidos em suas formas humanas. São vulneráveis a prata, sendo a única forma de conseguir matá-los. O remake do filme “O Lobisomem” de 2010, mantém está variação de Lobisomem.


Lobisomens (Werewolf)

"Mais lobo que homem"

Os Lobisomens (Werewolf) são homens que se transformam em gigantescos lobos, devido a maldição que os transforma durante a lua cheia. Mantém poucas características humanas, sua massa corpórea é ampliada destruindo suas roupas durante a transformação. Após se tornarem novamente humanos perdem a memória de seus terríveis atos que praticaram como lobisomem. Se alimentam de carne humana e não são necessariamente vulneráveis a prata.

Um bom exemplo desta versão da criatura é apresentada no filme um “Lobisomem Americano em Londres”. Jacob de “Lua Nova” também pode ser enquadrado nesta categoria (embora ele seja mais um “metamorfo” que um Lobisomem folclórico).

Lobisomens Mostruosos

"Híbridos"

O filme “Grito de Horror” gerou uma nova “espécie” e Lobisomem que vem sendo usada em outros filmes, como bala de prata, transformando os Lobisomens em seres ainda mais terríveis, mesclando a forma humanóide com características lupinas, tornando criaturas hibridas com características das duas espécies. Um gigantesco lobo antropofizado, com uma altura maior que um ser humano norma, com grande cabeça em forma lupina , grandes presas e garras nas mãos. Não se mostram dependentes da lua na transformação e mantém, sua consciência como lobisomens durantes e depois das transformações.




Nenhum comentário:

Postar um comentário