domingo, 28 de março de 2010

Criação (Creation), Inglaterra, 2009 , 108 minutos


Direção: Jon Amiel
Roteiro: John Collee
Atores: Paul Bettany , Jennifer Connelly , Jeremy Northam , Toby Jones , Benedict Cumberbatch

Criação não é um filme que aborda como Darwin criou o livro “A origem das espécies” ou sua vida como um todo. É um filme que abordado estagio depressivo de sua vida, iniciado pela precoce morte da sua filha primogênita e seus conflitos internos quanto a publicação de seu livro, que segundo seus amigos materialistas poderia “Matar Deus’, em contra partida de sua formação religiosas, reforçada pela sua esposa, que temia a uma retaliação divina pela publicação da obra.

O filme faz uma ótima reconstituição histórica da primeira metade do século, bem como os conflitos teóricos do período, o embates fervorosos entre os materialistas e religiosos. A atrasada medicina da época também é fielmente retratada.

O diretor apresenta algumas belíssimas cenas cinematográficas como algumas de suas histórias de viagem e o encontro com uma orangotango vinda da África para o zoológico de Londres , em uma alegoria para a criação de sua teoria da evolução. Os atores seguram bem os seus papeis, com

Mas o filme como todo não chega a empolgar, é dramático demais, com roteiros e cenas cansativas, reciclando os mesmos conflitos do inicio ao final do filme. Perdendo a chance de detalhar melhor a vida do naturalista ou as repercussões e contestações, religiosas, de sua polemica obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário