segunda-feira, 1 de março de 2010

Vivendo e Apredendo - Persoangens e Elenco

Da esquerda para a direita

Janet Hartigan – Ao entrar na faculdade possuía um grande interesse em literatura até o então seu professor Wetherhold, lhe dar uma nota baixa em seu trabalho final, afastando-a da literatura e a encaminhando para biológicas, se tornando uma médica. Mantinha desde a faculdade um interesse sexual pelo professor, que ampliou sua raiva ao projetar a baixa nota do professor como uma rejeição pessoal.

Anos depois, após socorrer o professor em uma acidente e começar uma relação com o ele,o se mostra despreparada tanto para o compromisso, quanto para lidar com os problemas de seu namorado. Ao vencer suas primeiras barreiras e começar uma relação estável, ainda apresenta insegurança na relação, especialmente após a constatação da gravidez. Interpretada por Sarah Jessica Parker em uma de suas melhores atuações.

Lawrence Wetherhold – Professor universitário especialista em literatura vitoriana, se acha considera uma assumidade em sua especialização, apesar de não conseguir vender o seu livro. Não se socializa com seus alunos nem com os outros funcionários da faculdade, tratando todos com desdém. Gosta de distribui notas baixas aos seus alunos, que afirma não manterem mais amor a literatura e sim as notas “A”. Atribui notas baixas a praticamente todos os trabalhos de seus alunos que não considera suficientes bons. Exigindo bem mais que os calouros podem oferecer.

Comportamento afetado pela sua psique que se encontra fragilizada, carregada de traumas gerados pela morte da esposa em um acidente, que ocorreu há mais de uma década atrás. Não consegue se desvincular do passado, ao ponto de guardar suas antigas roupas e não conseguir sentar do lado esquerdo do carro, onde ela morreu em um acidente.
Seus traumas também afetaram sua relação familiar, procurando manter irmão, que frisa ser adotado, afastado e o julgando interesseiro. Trata bem seus filhos, porem mantendo um distanciamento emocional.

Interpretado por Dennis Quaid, que sempre se mostrou um bom ator e versátil, transmite grande veracidade aos dramas e traumas de seu problemático personagem.

Vanessa Wetherhold – Criada pelo pai após o trauma da perda da esposa, acabou se tornando seu espelho, como ela mesmo afirma. Inteligentíssima como o pai, coleciona medalhas e troféus escolares. No entanto, sua diferenciada criação por um pai traumatizado, a levou a um comportamento “esquisoide” ou seja alguém que vive parcialmente sua vida, é completamente competente em alguns aspectos, no caso dela os estudos. Mas apresenta graves problemas ao lidar com outros aspectos de sua vida, como sentimentos e relações com os outros

Possui grande carência afetiva ao ponto de “morrer de ciúmes” do pai e se interessar sexualmente pelo tio adotivo que tentou ajudá-la a interagir socialmente.

A Atriz Ellen Page faz mais uma ótima atuação interpretando sua difícil personagem, que apresenta o já citado comportamento “esquizóide”, dando sua personagem transmitindo hora um comportamento normal, hora um comportamento bem fragilizado.

Chuck Wetherhold – Não se apegou no estudo, não tem casa nem família e vive de bicos. Pede ajuda a seu irmão Lawrence, que acaba ajudando, mesmo sem demonstrar nenhum afeto (apesar de possuir). Mesmo sem ter a inteligência do irmão e da sobrinha, seus conhecimentos de vida acabam senos úteis aos problemáticos parentes. Apesar de alguns problemas gerados, consegue ensinar o irmão, como lidar com os outros e com o amor. Com a sobrinha, obteve menor sucesso, mas despertou sua atenção para a necessidade de aprender a lidar com seus desejos e sentimentos.

Interpretado pelo pouco conhecido Thomas Haden Church, que interpretou o Homem Areia no filme Homem Aranha 3, está excelente como o “irmão adotado” dando um interessante tom rude e afetuoso ao seu personagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário