segunda-feira, 1 de março de 2010

Vivendo e Aprendendo (Smart People), EUA, 2008, 94 minutos


"A relação do professor de inglês viúvo Lawrence Wetherhold com seus filhos James e Vanessa Wetherhold. Lawrence, inconformado com a morte de sua esposa, se torna uma pessoa depressiva e amarga, mas encontra em Janet a possibilidade de um novo amor."

Roteiro: Mark Poirier
Direção: Noam Murro
Elenco: Sarah Jessica Parker, Dennis Quaid, Thomas Haden Church, Ellen Page, Ashton Holmes.

O filme segue a atual tendência do cinema independente norte americano e investe em uma família problemática misturando drama com um pouco de humor. Entretanto para entender bem as piadas é preciso estar antenado dos problemas e da política norte americana.

O eixo temático comtempla as múltiplas inteligências, remetendo ao titulo original “smart people” (pessoas inteligentes),. Tanto o pai, quanto a filha se julgam inteligentíssimos por possuir grande conhecimento acadêmico e escolar, mas não percebem suas inaptidões sociais, que podem ser interpretadas como outra formas de inteligência. Ao ponto do irmão que é visto como simplório pelos parentes “inteligentes” acaba os ensinado como viver melhor suas vidas (remetendo ao titulo em português).

A idéia da história é interessante e os personagens também, entretanto o roteiro é fraco tanto nos diálogos, quanto na sucessão de acontecimentos que são comuns e banais. A direção do israelense Noam Murro também desperta atenção. O elenco formado por um quarteto que costuma arrancar criticas favoráveis em seus filmes: Sarah Jessica Parker, Dennis Quaid, Thomas Haden Church, Ellen Page, mantém suas boas atuações e acabam deixando o filme mais interessante do que realmente é.

Filme mediano, que pode ser interessante se gostar da discussão sobre múltiplas inteligentes ou o que é ser inteligente ? O elenco também faz o filme valer a pena.

+ Alalise dos personagens e elenco

Nenhum comentário:

Postar um comentário