segunda-feira, 8 de março de 2010

Preciosa - Uma História de Esperança (Precious: Based on the Novel Push by Sapphire), EUA, 2009


Diretor: Lee Daniels
Roteirista: Geoffrey Fletcher, Ramona Lofton¹
Elenco: Gabourey Sidibe, Mo'Nique, Paula Patton, Mariah Carey, Sherri Shepherd, Lenny Kravitz, Stephanie Andujar, Chyna Layne, Amina Robinson, Xosha Roquemore, Angelic Zambrana, Aunt Dot, Nealla Gordon, Grace Hightower, Barret Isaiah Mindell¹

“Claireece Preciosa Jones sofre privações inimagináveis em sua juventude. Abusada pela mãe, violentada por seu pai, ela cresce pobre, irritada, analfabeta, gorda, sem amor e geralmente passa despercebida. A melhor maneira de saber sobre ela são suas próprias falas: "Às vezes eu desejo que não estivesse viva. Mas eu não sei como morrer. Não há nenhum botão para desligar. Não importa o quão ruim eu me sinta, meu coração não para de bater e meus olhos se abrem pela manhã”. Uma história intensa de adversidade e esperança.”

O filme é baseado em um Best-seller “Push”, escrito por “Sapphire”, uma artista performática que trabalhou como assistente social e escreveu em forma de poesia suas experiências na instituição. O filme trilha um caminho menos poético e calcado na dura realidade do Harlen (Nova York) em 1987.

Apesar de não ser um filme histórico é interessante destacar dois acontecimentos que marcam a década e ajudam a entender melhor o filme. O Estado do Bem Estar Social passa a ser sucateado com a diminuição de benefícios sociais pelo governo Reigan que defendia uma maior inserção no mercado de trabalho. O vírus da AIDS ainda era pouco conhecido, despertava grande preconceito e a falta de tratamentos eficazes o deixava ainda mais letal.
Preciosa não segue a moda dos filmes de superação (Os chamados “Fell Good”), seus problemas existem e não tendem a desaparecer. É um filme sobre aprender a conviver com os problemas e a da potencialidade da educação na formação da identidade e do caráter do individuo.

A Adaptação do roteiro é excelente fazendo jus ao Oscar que recebeu. O diretor Lee Daniels, conseguiu a façanha de levar uma história extremamente triste, sem apelos exagerados na sua dramaticidade, merecendo sua indicação ao Oscar. O elenco consegue melhorar ainda mais o filme ao apresentar atuações primorosas e que também receberam indicações ao Oscar na categoria: Gabourey Sidibe, vivendo Precious e impondo toda a carga emocional que sua personagem sofre, alterando suas atuações de forma brilhante em seus sonhos onde interpreta outras “personalidades” e a comediante Mo'Nique, vivendo a terrível mãe extremamente convincente em sua brutalidade que lhe assegura um lugar entre as grandes vilãs do cinema e que consegue surpreender a todos em um poderoso monologo que lhe garantiu o Oscar de Atriz Coadjuvante . No elenco ainda temos Mariah Carey e Lenny Kravitz cantores e amigos do diretor

Filmado com baixíssimo orçamento e conquistando inúmeros prêmios “Preciosa” mostra a atual força do cinema independente norte americano. Um dos melhores filmes de 2009, que deve ser apreciado. Mas fica o aviso, é um filme triste, com temática extremamente pesada. Se não gosta de filmes assim e deseja assistir os “Fell Good” melhor não assistir.

+ Persoangens e Elenco

Nenhum comentário:

Postar um comentário