terça-feira, 9 de março de 2010

Preciosa - Persoangens e Elenco

Claireece Precious Jones (Gabourey Sidibe)

Precious é uma adolecente de 16 anos, vitima da brutalidade familiar que a deixou extremamente submissa. Característica expressa em sua postura, sempre de cabeça baixa e na ausência de demonstrar suas opiniões. Que apenas são manifestadas em seus sonhos, seu único alivio e escapismo da duríssima realidade que a cerca.

Postura que começa a mudar com a troca da escola e de um contanto mais presente da professora que de demonstra a Preciosa suas potencialidades e que o amor não era o sentimento que conhecia. A compreensão do amor também ganha novo significado com o nascimento de seu segundo filho, que exige seu amor e cuidados .

A medida que vai melhorando sua leitura e escrita, passa a registrar suas experiências de vida, em seu caderno, e conseqüentemente refletindo criticamente sobre elas. Entrando em um auto –processo de compreensão e questionamento de sua vida e problemas , que lhe permite desenvolver mecanismos internos e externos para lidar com os seus problemas. Forjando sua própria personalidade a medida que vai adquirindo sua identidade e personalidade.

A Atuação de Gabourey Sidibe foi brilhante, especialmente ao lembrarmos que não era propriamente uma atriz profissional. Ela personifica a submissão, invertendo sua atuação e posturas nos sonhos onde transmite confiança e alegria. Representa na postura e no olhar cada mudança que vai passando sua personagem no decorrer do filme e forma fascinante. Não é a toa que em seu primeiro papel, já recebeu uma indicação ao Oscar.

+ Análise mais datalhada da personagem

Mary “A Mãe” (Mo'Nique)

Com lugar garantido entre as personagens mais cruéis que já apareceram na tela do cinema: Mary “A Mãe”, gera ódio a todos que presenciam suas agressões contra sua ”indefesa” filha e passividade com os estupros de seu companheiro. Não é a crueldade e os gritos que fazem de Mary um personagem memorável e sim sua complexidade apreciada apenas no final do espetáculo, quando expõem seus sentimentos, em um maravilhoso monologo capaz de gerar até mesmo pena de um verdadeiro “monstro”.

A revelações de suas motivações causa um forte impacto ao observamos outra face da personagem. Somo colocados como júri que apenas julgamos seus atos sem ao menos questionar suas motivações. Certamente o seu passado de privações, rejeições e humilhações a tornou tão frágil quanto Preciosa ao ponto de transformar sua felicidade na aceitação e um homem que em determinado momento de sua vida pode ter demonstrado uma pequena fração de amor. Situação que não justifica seus atos, apenas os torna mais compreensíveis. E fica o questionamento: A incapacidade de amar a filha diante da privação do amor de seu companheiro, pode perfeitamente ser cíclica . Se Preciosa não tivesse encontrado apoio e um caminho para repaginar sua vida, poderia ela se tornar idêntica a sua mãe ?

A Comediante Mo'Nique esbanja atuação em sua personagem ao ponto de ser considerada a grande favorita ao Oscar de atriz coadjuvante e que foi realmente premiada. Carregando sua persoangem de um ódio que é transmitido até mesmo em seu olhar e assumindo uma postural amoral perante da assitente social que aumenta ainda mais o ódio dos expectadores. Seu grano momento no entanto é seu monologo final que transmite uma incrível fragilidade que estava escondida em suas mascara de ódio. Perfeita em todas suas “faces”.



Um comentário:

  1. Máaaaaaaaaaaaaaa


    Q máximo ... É isso mesmo... Brinquei ontem com um amigo q assistiu Preciosa comigo, dizendo vc viu q coisa a "mãe da Preciosa" ganhou o Oscar kkkk ela foi perfeita, nao tem como ... Ela foi PERFEITAAAAAAAAAAAA, e a homenagem q a Sandra Boulock fez pra ela no Oscar deixa bem claro que Gabourey veio para arrebentar e forte ... Em pouco tempo ela se tornou uma ESTRELA a ponto de concorrer com Melry. Adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

    ResponderExcluir