domingo, 11 de julho de 2010

A Batalha de Cunaxa


"Batalha de Cunaxa"
401 anos antes de Cristo
Há 2 mil anos atrás,
um exército de soldados gregos
se encontrou isolado
no meio do império Persa.

Mil milhas em segurança.
Mil milhas no mar
Mil milhas com inimigos
por todos os lados.
Foi uma estória de uma
perigosa e violenta marcha.
Foi uma estória de coragem.
Está Também é uma história de Coragem...

-Introdução da Versão do Diretor do filme "The Warriors"

A jornada foi descrita no livro grego Anabasis. Conta a história de Xenofonte, (contemporâneo a Sócrates), que conduziu um exército de 10 mil mercenários para lutar com Cyrus, que planejava usurpar o tono da Persia de seu irmão Artaxerxes II.

A estratégia de Cyrus (Ciro o Jovem) não deu certo. Ele foi morto e suas tropas derrotadas na Batalha de Cunaxa, marcada por emboscadas e traições. Como a do general Clearco de Esparta também foi morto em uma traição, após atender um convite de acordo de paz.

Coube ao exerccito dos 10 mil escolherem novos lideres. Entre os escolhidos estavam Xenofontes, que deveria conduz o exercito conduzir seu exército de praticamente o coração da Mesopotamea até o litoral. Atravessando um território hostil, dominado por armênios, curdos e persas. A jornada foi denominada Anábase ("A Expedição" ).

Atravessaram 1600 quilômetros, tendo que usar diplomacia e combates para garantir o sucesso de sua jornada. Somavam aos problemas desavenças e traições internas. O resultado entretanto foi relativamente bem sucedido, segundo os relatos, que afirmavam que cerca de 6000 conseguiram sobreviver a empreitada.

A batalha serviu de inspiração para o livro e conseqüentemente o filme “The Warriors”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário