sexta-feira, 25 de junho de 2010

Alpha Dog (Alpha Dog) EUA, 2006, 116 minutos


Diretor: Nick Cassavetes
Roteirista: Nick Cassavetes
Elenco: Amanda Seyfield , Anton Yelchin, Ben Foster, Bruce Willis, Matthew Barry, Emile Hirsch, Fernando Vargas , Vincent Kartheiser, Justin Timberlake, Sharaon Stone.

“O filme conta a história de Johnny Truelove . Um traficante de drogas, que seqüestra Zack para pressionar o irmão mais velho do garoto, o violento Jake, a quitar uma dívida. No entanto, as coisas saem do controle.”

Alpha Dog é adaptação “não aprovada” do crime de Jesse James Hollywood , que abalou os Estados Unidos. Transformando no mais jovem participante da famosa lista dos mais procurados do FBI. Por motivos legais todos os nomes dos envolvidos foram alterados, com Jesse rebatizado por Johnny Truelove.

O roteiro segue os acontecimentos do crime. Mas o filme não se limita a uma história policial. Aborda, e questiona, a futilidade da alta classe média norte americana (que não difere muito da brasileira). Que procura compensar suas necessidades afetivas, pelo uso exagerado do sexos, álcool e drogas ilícitas. Transformando o filme, uma interessante critica social.

A direção de Nick Cassavetes acerta no ritimo do filme, mesclando: mistério, suspense e bom humor. Como aspecto negativo, polui o filme com constantes divisões da tela em flames. Recurso que mais atrapalha do que ajuda a narrativa. Se monstrando melhor no cinema tradicional.

O elenco faz bem sua parte, com atores em começo de carreira e a participação do cantor pop Justin Timberlake. Entre os jovens se destaca a participação Amanda Seyfield, que vem se tornando uma renomada atriz, no começo da carreira. Alguns atores famosos aparecem para ceder seus nomes ao filme: como Bruce Willie e Sharon Stone irreconhecível em seu papel.

E uma analise mais ampla, é um filme mediano. O que amplia o interesse no filme é sua visão crítica social e a curiosidade de saber como foi o crime que se tornou famoso no Brasil, pelo fato da prisão de Jesse ter ocorrido no Brasil. Curiosamente o famoso destino dos criminosos do cinema americano quando querem fugir da sua justiça.Mostrando que as vezes é a realidade que imita o cinema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário